Pesquisar este blog

domingo, 22 de agosto de 2010

Paisagens na literatura

Agora vocês irão conhecer um pouco mais sobre o Brasil e como algumas pessoas vivem em determinados lugares.

Leiam os trechos a seguir; eles foram escritos
por dois importantes escritores nacionais e
falam de lugares bem diferentes entre si.
Procurem imaginá-los enquanto lêem os textos.
Se quiserem, podem desenhá-los como os imaginaram.



Cidadezinha
Mário Quintana*

Com seus burricos a pastar na praça...
Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem um segundo...
E fica a torre, sobre as velhas casas,
» Fica cismando como é vasto o mundo!
Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!
Sua igrejinha de uma torre só...
Eu que de longe venho perdido,
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!
Lá toda vida poder morar!
Cidadezinha...
Tão pequenina Que toda cabe num só olhar...

A Cidade de Iporanga (SP), em 2000.

QUINTANA, Mário. Lili inventa o mundo.
13. ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1997. p. 5. (O Menino Poeta).

* Mário Quintana (1906-1994) foi um dos maiores poetas brasileiros. Nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, e passou a maior parte de sua vida morando em Porto Alegre, a capital do estado.

ORIGEM DOS MUNICÍPIOS

Para entender como um lugar é hoje é preciso saber como ele era no passado. A história de um município pode ter seu início em um núcleo de povoamento que se formou devido à sua localização (à beira-mar, às margens de um rio, num lugar que podia ser facilmente protegido contra os inimigos, perto de pousadas) ou devido às atividades que se desenvolviam no local (comércio, pecuária, agricultura, mineração).


Muitos municípios surgiram, por exemplo, às margens de um rio, onde as pessoas plantavam e criavam animais. No início, esses lugares, habitados por poucos moradores, eram chamados de povoado.


 Casas e prédios foram construídos, escolas e hospitais abertos, árvores derrubadas para dar lugar a construções, plantações, pastagens e outras atividades que iam se desenvolvendo. Enfim, as pessoas foram modificando o espaço, que se transformou em cidade

Conhecendo seus direitos e de todas as crianças brasileiras

O Estatuto da Criança e do Adolescente é uma lei brasileira que deve ser cumprida para que todas as crianças do país tenham acesso a boas condições de vida.


O Estatuto determina que são crianças todas as pessoas até 12 anos de idade incompletos; e adolescentes, aquelas entre 12 e 18 anos de idade.

Vamos ler o que é proposto em um de seus artigos iniciais, e fiquem atentos: o Estatuto da Criança e do Adolescente será apresentado outras vezes.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Art. 4.°. É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (...)

ESTATUTO da Criança e do Adolescente. . [s.L]: Centro Brasileiro para a Infância eAdolescência, Ministério da Ação Social, Fundação Banco do Brasil, [ca. 1990]. p. 7.


O QUE ACHA DE PESQUISAR SOBRE O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE?


ENTÃO MAÕS A OBRA! ESTE SERÁ O NOSSO CONTEÚDO DO MÊS DE SETEMBRO.

BOM TRABALHO!!!

PRÔ MÁ E LI

Sugestão de leitura

 Essa é a história de Isabel, que encontra um retrato antigo de sua bisavó materna, Beatriz, na época em que ela era menina. Encantada, Bel passa a carregar a foto pra cima e pra baixo. Em sua imaginação, ela começa a conversar com Bisa Bia e aprende com ela como as coisas eram antigamente. A imaginação de Isabel voa tão longe que ela até começa a conversar com a sua futura bisneta, transformando-se na Bisa Bel.


Presente, passado e futuro – nessa confusão de tempos Isabel descobre, compara e vive as experiências e emoções de cada fase da vida.