Pesquisar este blog

Carregando...

domingo, 29 de agosto de 2010

PRIMAVERA MITOLOGIA GREGA

(história da mitologia grega)

Diziam os antigos gregos que, no início dos tempos, não existiam as estações do ano. Na Terra só havia a primavera, com suas flores, beleza e suavidade. Nessa época andava pelo mundo uma jovem belíssima chamada  Perséfone. Era filha de Deméter, a deusa do casamento e das colheitas. Um dia, Pérsefone apanhava flores e cantava feliz quando foi vista pelo deus do mundo subterrâneo, o terrível Hades. Ele se apaixonou perdidamente pela jovem e a raptou, levando-a para seu mundo de escuridão.

Deméter, a mãe, ficou desesperada. Não se conformava com a perda da única filha. Como ela era deusa das colheitas, sua tristeza e saudade fizeram os frutos das árvores secar e as flores murchar. Famintos, os homens pediram a Zeus, o deus de todo o universo, que resolvesse aquela situação.

Zeus chamou seu filho Hermes, o mensageiro dos deuses, e lhe fez um pedido:

— Hermes, quero que me ajude. Deméter exige que Perséfone retorne.

Diz que se ela não voltar, todas as árvores do mundo morrerão. Mas Hades já se casou com ela. O que podemos fazer?

Hermes, o mais esperto dos deuses, desceu até o mundo subterrâneo de Hades, a terra secreta da noite e dos mistérios. La encontrou Perséfone ao lado do marido.

— Meu pai ordena que Perséfone volte para sua mãe, Hades. Você agiu incorretamente.

— Por quê? — perguntou o deus da noite. — Eu estava apaixonado. não conseguia viver sem Perséfone e, com o tempo, ela também aprendeu a me amar! Somos felizes agora.

— Não se pode raptar uma jovem dessa forma. Deméter sofre pela falta da filha e você terá que me obedecer.

— É impossível devolvê-la à Terra — disse Hades. — Como você sabe, os que entram no mundo das trevas não podem comer nada aqui. Ora, Perséfone já se alimentou conosco. Agora pertence ao meu mundo. Será minha eterna amada.

— Hades — insistiu Hermes —, se ela não regressar, desaparecerão as árvores e os homens morrerão. Isso não pode acontecer. Portanto, faço-lhe uma proposta. Perséfone ficará na Terra ao lado de sua mãe
durante oito meses por ano. Os quatro meses restantes, passará ao seu lado, no mundo da noite.

Hades concordou. E foi assim que surgiram as estações. Quando Perséfone está na Terra, temos a primavera e o verão. Durante o outono, Perséfone se prepara para descer ao Hades, e por isso o clima se torna frio e as árvores derrubam folhas de tristeza. Durante a ausência de Perséfone. ficamos no inverno. Não há sol, flores nem frutos. Mas, quando ela retorna, vem a primavera, e vemos a alegria de Deméter espalhar-se por toda a natureza, enchendo nosso coração de esperança e nossos olhos de beleza.

(Heloísa Prieto. Lá vem história outra vez. São Paulo,

Companhia das Letrinhas. 1997. p. 22-3.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário